Pesquisar este blog

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Teoria e Prática

Antes mesmo de terminarmos a graduação em algum curso de licenciatura temos a sensação de que vamos mudar o mundo, aplicando todo conhecimento adquirido durante a formação acadêmica, transformando o sistema educacional com nossas idéias, munidos de perseverança e teorias pedagógicas consagradas.
            No entanto, nos deparamos com uma realidade escolar totalmente entrincheirada em práticas de ensino arcaicas, professores desmotivados, material didático pouco adequado, alunos apenas passando o tempo, etc. E isso não somente em escolas públicas, pois, muitas instituições privadas também pintam esta tela impressionista, talvez com menos intensidade e cores vibrantes.
            Nessa perspectiva, creio que temos três opções: desistir da luta no início da batalha e fingir que esta guerra não é nossa; lutar como mero mercenário e buscar apenas o salário no fim do mês, e implorando todos os dias que as aulas terminem o quanto antes, e; vestir a camisa da responsabilidade e fazermos nossa parte, pois as revoluções não ocorrem em níveis estratosféricos, mas sim no local, no regional, em nossa área de atuação, e somos os agentes que podemos promovê-la, sem, contudo, perder o foco com pretensões românticas e irrealizáveis.
 Devemos atuar com os pés no chão e a cabeça no lugar, com objetivos claros. Grandes jornadas iniciam com o primeiro passo.    
              
             
Professor Danilo Morais, Historiador formado pela FESB - Faculdade de Ciências e Letras de Bragança Paulista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário